Em andamento
DESENHO A MÃO NA FORMAÇÃO DO DESIGNER
O projeto de pesquisa proposto visa apresentar e analisar diversas formas de como o desenho à mão está presente no processo de ensino-aprendizagem do designer na prática do dia a dia e a importância que essa atividade tem para a formação do profissional, apontando essa importância, para além do processo de concepção projetual. Trata-se de trazer questões relacionadas à importância do desenho à mão na formação em uma abordagem metodológica contemporânea, mas que não se remete apenas ao momento presente.
Investigador responsável: Professor Mestre Lenilson Miranda Jonas Junior
Grande área/área segundo o CNPq: Interdisciplinar
Linha de pesquisa vinculado ao projeto: Desenho e novas tecnologias
Bolsistas: Isabella Sampaio Silva ( Agência de Fomento: UFCA)
CARIRI DESENHADO
O projeto de extensão proposto é formado por um conjunto de ações que visam articular as atividades de desenho de locação de grupos de desenho do Cariri e discussões acerca da temática do patrimônio arquitetônico urbano e cultural do Cariri. Partimos do entendimento de que a incorporação de conversas que envolvam aspectos relacionados a processos e ações individuais e coletivas de valorização deste patrimônio, nas atividades relacionadas aos encontros de desenhos de locação, contribuirão para construir uma reflexão mais ampla acerca do patrimônio cultural das cidades. Neste sentido, os espaços / edifícios a serem desenhados, serão selecionados também como espaços que devam gerar / potencializar discussões acerca das potencialidade encontradas dos espaços.
Investigador responsável: Professor Mestre Lenilson Miranda Jonas Junior
Grande área/área segundo o CNPq: Interdisciplinar
Linha de pesquisa vinculado ao projeto: Desenho e novas tecnologias
Bolsistas: Larissa Marinho; ( Agência de Fomento: PROEX UFCA) Nathalia Vilas Boas (Voluntária) ; Rayssa Santos (Voluntária);
Equipe Coordenação de Ação: Professor Cícero Reginaldo; Professor Mestre Tássio José da Silva Costa.
Equipe Coordenação de Patrimônio: Mestranda em Arquitetura e Urbanismo Hévila Rayara Cruz Ribeiro; Mestre em Arquitetura e Urbanismo Maria Heloísa Alves de Oliveira.
Equipe Coordenação do Croqui Urbano: Arquiteto e Urbanista Arthur Sobral; Arquiteto e Urbanista Cícero Felipe Barros; Arquiteto e Urbanista Mateus Pinheiro.
PROJETO X – DESENVOLVIMENTO DE UM E-COMMERCE PARA A AXARCA
O PROJETO X. foi iniciado em junho de 2022, pela Divisão de Formação Artística da Pró-Reitoria de Cultura da UFCA (DFA/PROCULT), com o propósito de desenvolver um e-commerce website para a Associação de Xilógrafos e Artesãos do Cariri (AXARCA). Acredita-se que esse website ampliará o alcance do trabalho dos membros da AXARCA, ajudando a promover a comercialização da produção xilográfica do Cariri, a preservar a profissão de xilógrafo na região e a divulgar materiais históricos e educacionais sobre a xilogravura e o cordel caririenses.
Investigadora responsável: Professora Doutora Ivy Francielle Higino Martins
Grande área/área segundo o CNPq: Interdisciplinar
Linha de pesquisa vinculado ao projeto: Paisagem e patrimônio
Bolsistas: Antonio Rivaldo de Lima Pereira (Agência de Fomento: PROEX UFCA), Emmanuel Honorato dos Santos(Agência de Fomento: PRPI UFCA), Ianca Lisandra Uehara Xavier (Agência de Fomento: PROEX UFCA), Maria Ellen Dantas Rocha (voluntária PROEX UFCA), Laisa de Melo Xavier(Agência de Fomento: PRPI UFCA), Francio Xavier da Silva Moreira (Agência de Fomento: PRPI UFCA); Nicolas Kevin da Silva Angelo (Voluntário PROEX UFCA)
BIOFABRICAÇÃO – UM ESTUDO SOBRE ANATOMIA E FABRICAÇÃO DIGITAL
O projeto tem como objetivo de realizar o estudo interdisciplinar sobe anatomia humana, e propor soluções por meio da fabricação digital com apoio da impressão 3D de baixo custo, que auxiliem na disseminação do conhecimento e melhor compreensão da anatomia humana e animal.
Investigadora responsável: Professora Doutora Cristiane Marinho Uchôa
Grande área/área segundo o CNPq: Interdisciplinar
Linha de pesquisa vinculado ao projeto: Design e fabricação digital.
Bolsistas: Yitzhak Valadares (Agência de fomento: UFCA)
Educação&Eficácia – Um estudo sobre a percepção da Eficácia Coletiva e Individual do Professor.
Este estudo pode ser justificado devido a necessidade de a formação continuada do professor ser de relevância para atingir melhores índices de eficácia docente. O presente projeto tem como objetivo de realizar o estudo interdisciplinar sobre a percepção da eficácia coletiva e individual do professor, a partir de uma formação sobre Teoria da Carga Cognitiva (Sweller, 2004) e Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimédia (Mayer, 2009).
Investigador responsável: Professor Doutor Thiago Bessa Pontes
Grande área/área segundo o CNPq: Interdisciplinar
Linha de pesquisa vinculado ao projeto: Educação, computação e design.
Bolsistas: Maria Eduarda (Agência de fomento: UFCA)
FABRICAÇÃO DIGITAL DE EQUIPAMENTOS DE COMBATE À DISSEMINAÇÃO DO COVID-19.
Este estudo se justifica diante da necessidade de aperfeiçoar e criar produtos para auxiliar na prevenção do combate ao Covid 19. Tem como objetivo desenvolver novos produtos ou versões de equipamentos de enfrentamento ao covid com o uso de modelagem e impressão 3D.
Investigadora responsável: Professora Doutora Deborah Macedo dos Santos
Grande área/área segundo o CNPq: Interdisciplinar
Linha de pesquisa vinculado ao projeto: Design e fabricação digital.
Bolsistas: Liryan Samira Silva Pereira (Agência de fomento: UFCA);
Joyce Fernandes Frutuoso (Agência de fomento: Funcap)
HEFESTO – Soluções de acessibilidade para uso de equipamentos laboratoriais.
Este estudo pode ser justificado devido a necessidade de se adequar os ambiente de trabalho e aprendizado à todos os usuários, especialmente tratando-se do grupo de usuários que apresentam as mais diversas necessidades especiais, como deficiências visuais e motoras, criando consigo uma autonomia, que atualmente não se é facilmente encontrada, nesses ambiente e assim favorecendo o desenvolvimento de estudos relacionados às prática laboratoriais por parte desses grupos desfavorecidos.
Outra questão que se pode levada em consideração seria a de gerar mais autonomia no dia-a-dia, com a geração de instrumentos capazes de auxiliar em determinadas atividades diária, como contar o número de gotas de um determinado remédio, em que hoje, apresentam-se como grandes desafios por parte do grupo de deficientes visuais.
Investigador responsável: Professor Doutor Thiago Bessa Pontes
Grande área/área segundo o CNPq: Interdisciplinar
Linha de pesquisa vinculado ao projeto: Acessibilidade e Design Inclusivo
Bolsistas: Luiz Gustavo Menezes Morgado (Agência de fomento: Funcap);
Marcus Vinícius Almeida (Agência de fomento: UFCA).